Tema: "Tudo posso naquele que me fortalece"
Texto Áureo: Filipenses 4.12,13.

Introdução:

Um dos versos bíblicos mais apreciados é Filipenses 4.13. "Tudo posso naquele que me fortalece" é uma frase que muitos adotam como lema de vida.

Às vezes, porém, as pessoas reci¬tam esse texto como se fosse uma espécie de "mantra", ou uma declaração de "pensamento positivo". Será que isso é correto? Quando Paulo disse que em Cristo podia todas as coisas, não queria que pensássemos que, por termos fé, conseguiríamos tudo o que desejássemos. Pelo contrário: ao escrever tais palavras ele estava numa cadeia, sofrendo privações. Mas Deus o fortalecia para superar as adversidades, e era isso o que ele queria nos ensinar. Se eu depositar minha fé em Cristo - como Paulo fez — também poderei afirmar: "Tudo posso naquele que me fortalece". E tal qual o apóstolo, entenderei exatamente o que isso significa. Saberei que, com o auxílio do Senhor:

I - Posso enfrentar a tristeza sem me desesperar
Paulo disse que suas experiências de vida incluíam humilhação, fome e escassez. Ao longo dos anos, ele havia passado por vários momentos difíceis. E essas dificuldades não eram resultado de pecado ou falta de fé, mas da sua consagração a Deus. Por ocasião da sua conversão, o Senhor já advertira: "Eu lhe mostra¬rei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome" (At 9-16). Todavia, Jesus havia se mostrado fiel, sustentando Paulo nas horas de provação para que ele enfrentasse a tristeza sem cair no desespero. "Tanto sei estar humilhado como também ser honrado", ele disse. Paulo sabia o que fazer. Conhecia a forma certa de agir. Não ignorava o fato de que manter a serenidade era indispensável para vencer.

Crer em Cristo não significa viver sem sobressaltos, mas poder atravessar as lutas com equilíbrio. E isso é muito importante, pois perder o controle durante as emergências é algo bastante sério. Quando um navio enfrenta tempestades, os tripulantes com maior chance de sobrevivência são os que não entram em pânico. De igual forma, temos maiores probabilidades de sucesso quando encaramos as crises sem nos desesperarmos. As tempestades são muito diferentes entre si. Algumas são mais longas do que as outras. Algumas acontecem de dia, e outras durante a noite. Há temporais mais fortes e mais fracos, com ou sem relâmpagos, de chuva ou de granizo. Mas existe uma coisa que todas as tempestades têm em comum: elas passam! Mais cedo ou mais tarde as nuvens se dispersam e o sol volta a brilhar. Portanto, lembre-se de que, não importa qual seja a sua tempestade, ela não durará para sempre. Para superá-la sem maiores prejuízos, você deve conservar sua fé.

II - Posso desfrutar a alegria sem me descuidar
Além de saber enfrentar a necessidade, Paulo estava acostumado a lidar com a abastança. "De tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome, assim de abundância como de escassez", escreveu. O apóstolo tinha consciência de que as alegrias poriam à prova sua fidelidade. Havia muitos momentos em que ele se sentia extremamente feliz. Nessas horas, seu desejo era permanecer dependente do Senhor. Um dos nossos maiores desafios é poder desfrutar as coisas agradáveis sem nos deixar dominar por elas. Deus nos concede bens, relacionamentos e experiências maravilhosas. Não há nada de errado em apreciá-las. Contudo, nossa hierarquia de valores precisa estar bem definida. Se perdermos o Senhor de foco, perderemos tudo o mais.

Deixe-me exemplificar isso com uma história. Havia, em certa igreja, um senhor chamado José. Desde a sua conversão ele se mostrara um cristão dedicado. De maneira especial, o irmão José gostava de colocar o seu velho automóvel – um fusca 1972 – a serviço da obra de Deus. Para levar pessoas aos cultos ele subia morros, descia vales e transpunha lamaçais. Também usava seu carro para transportar cestas básicas e divulgar os eventos da igreja.

Agindo assim, ele se sentia útil e feliz. Deus abençoou o irmão José, de modo que ele progrediu bastante. Pôde, inclusive, trocar de carro, adquirindo um veículo novinho em folha. Mas foi então que algo aconteceu. José passou a não disponibilizar mais seu automóvel para os trabalhos da igreja "As crianças vão sujar o estofamento, e os buracos estragarão os amortecedores", dizia ele. "Tenho de proteger o meu investimento!" Aos poucos, o Sr. José foi deixando de participar das atividades da igreja e de ter comunhão com os irmãos. Meses depois, parou até de frequentar os cultos. Nos domingos pela manhã, podia ser visto na frente de sua casa, lavando o seu carro novo "Eu sei ser honrado", disse o apóstolo Paulo. "Sou capaz de apreciar a fartura e de desfrutar a abundância. Consigo me alegrar com todas essas coisas, sem colocar nelas o meu coração. Tudo posso naquele que me fortalece." É pela graça de Jesus que podemos usufruir, de forma plena e saudável, as alegrias da vida.

III - Posso encarar os desafios sem me intimidar
Além de tristezas e alegrias, o dia-a-dia de Paulo era cheio de desafios. Ele se via continuamente diante de situações delicadas, de oportunidades únicas e de realizações incríveis. Grandes deveres pesavam sobre os seus ombros, e conquistas notáveis sempre eram possíveis. Tudo isso poderia parecer demais para um homem comum. O que tranquilizava o coração do missionário era a certeza de que, em Cristo, seria capacitado para fazer frente a qualquer situação. Ele não precisava se intimidar diante das responsabilidades, pois o Senhor o fortaleceria a fim de que fosse bem-sucedido. Por isso encarava com entusiasmo cada novo desafio, cada nova oportunidade.

Quando Teresa de Ávila se preparava para construir um orfanato, algumas pessoas lhe perguntaram: — Como você espera conseguir isso, tendo apenas três xelins? A religiosa respondeu: — Com três xelins, não existe nada que eu possa fazer. Porém, com Deus e três xelins, não há nada que eu não possa fazer. E construiu o orfanato!

A verdade é que Deus não chama os capacitados, e sim capacita os chamados. Portanto, quando se vir diante de uma vocação, sonho, tarefa ou desafio, não se deixe intimidar! Em Cristo, você pode todas as coisas. Seja confiante, ousado e otimista. Todavia, lembre-se de algo muito importante: o segredo está em confiar no Senhor, e não em si próprio. Humildade, dependência e confiança serão vitais para o seu sucesso. É pela força que vem dos céus que você pode ser mais que vencedor.

Poucos deixaram marcas tão profundas na história da humanidade quanto o apóstolo Paulo. Eu e você também podemos ter uma vida intensa e marcante. Está ao nosso alcance suportar a tristeza sem nos desesperarmos, desfrutar a alegria sem nos descuidarmos e encarar os desafios sem nos intimidarmos. O que temos a fazer é depender do Senhor. A fim de usufruirmos uma existência vitoriosa, precisamos ter um relacionamento íntimo com Jesus. Paulo disse que, em Cristo, podia todas as coisas. Mas o que é estar em Cristo? Antes de tudo, é estar na condição para a qual ele nos leva a partir do momento em que nos salva. Mas é também lhe entregar o coração de tal forma que nos sintamos mergulhados em seu amor. Se alguém deseja tingir uma roupa, precisa imergi-la numa solução de água e tinta, deixando-a ali por tempo suficiente para que a cor impregne as fibras do tecido. De igual modo, devemos submergir a nós mesmos nas profundezas do amor de Deus até vê-lo entranhado em cada fibra do nosso ser. Pelo estudo da sua palavra, pela busca da sua vontade e pela exaltação do seu nome, estaremos cada vez mais em Cristo, e Cristo em nós.

Estando em Cristo, você pode todas as coisas. Permanecendo nele, você é mais que vencedor. Portanto, volte-se de coração inteiro para Jesus. Não há outra decisão tão necessária, e nenhuma experiência é mais feliz.

  • Culto Domingo
  • Culto Quarta
  • Esboços
  • Estudos
  • Fotos

Jesus no barco faz toda a diferença (Marcos 4)

Segunda , Abr 14 2014
1432

O Que é Avivamento?

Terça , Fev 25 2014
1105

O Chamado

Segunda , Fev 17 2014
1090

Uma Questão de Nascimento

Segunda , Fev 17 2014
1195

Visitantes Online

Temos 65 visitantes e Nenhum membro online