Tema: Atitudes que definem uma conquista
Texto áureo: 1 Samuel 1-19

Introdução: Existem problemas que não alteram a nossa psiquê, não alteram nossa imagem, nossa autoestima. Mas quem tem problemas desta natureza pode ter sua imagem alterada, pode ser acometido por sentimento de inferioridade ou baixa autoestima. Ser estéril naquela época era terrível, pois representava uma maldição ou a impossibilidade de ser a mãe do Messias.

Toda mulher judia, conhecedora da profecia , sonhava em ser a mãe do salvador. Ana define sua conquista com algumas atitudes que a levam a saborear sua vitória, veremos a seguir:

I. Ana não se conformou
Ela poderia pensar com o muitos: eu não sou a única estéril na face da terra, não sou a única que tem filhos drogados, não sou a única que o marido tem uma amante, não sou a única que tenho problemas financeiros, etc.... Como está o seu casamento? O seu filho que está nas drogas? Sua filha que tem comportamento moral duvidoso? Seu marido tem uma amante? Suas finanças estão em ruínas? O conformismo é tão danoso quanto a incredulidade. Quem se conforma estagna. O conformismo é a evidencia de uma vida marcada pela insignificância. O conformismo é a evidencia de uma vida sem propósitos, sem paixão e sem sonhos. Temos que adotar o seguinte lema: agradecidos sempre, conformados nunca. Não se conforme, não é normal o seu filho estar nas drogas, não é normal a sua filha estar na prostituição, não é normal o seu marido ter uma amante, o Deus que você serve pode operar o milagre. Ana não aceitou morrer com o problema. Você mãe creia que você não gerou filhos para as drogas. Eu sei que você não se casou para viver assim, você se casou para viver na bênção. Não morra com o problema, lute.

II. Ana não desistiu do seu projeto de família, mesmo diante do impossível
Ana acreditou que o impossível poderia se tornar possível, ela não desistiu. Talvez essas eram as suas palavras: eu sou estéril mas eu ainda espero construir um projeto grande de família. Eu sou estéril mas Deus ainda vai me dar filhos.

III. Ana não desistiu da vida caindo em depressão com pensamentos de suicídio
Além de estéril, Ana tinha uma rival dentro da própria casa. Imaginem o dia-a-dia de Ana. O menino chorava e sua mãe o pedia para chorar mais alto, só para Ana ouvir e ser lançado em seu rosto a sua incapacidade. Quando amamentava, ela dizia que Ana nunca iria poder fazer o mesmo e etc... Diante de tudo isso, Ana não desiste da vida. Ela não desiste do templo e no templo. Ela rasgava o seu coração diante de Deus e no templo, ela fez um voto. Quantas pessoas que quando têm problemas param de ir ao templo. É no templo que Deus fala. É no templo que Deus realiza o impossível. É no templo que Deus opera o milagre. Não desista do templo, das reuniões de oração, dos cultos. Aprenda com Ana.

IV. Ana não fez justiça com as próprias mãos
Você não vê Ana orando para Deus matar a infeliz da rival, para matar um dos filhos ou brigando. A Bíblia diz que devemos orar por quem nos persegue e bendizer os nossos inimigos. Os nossos inimigos estão na balança de Deus. Deus é quem faz a justiça.

V. Ana ousou sonhar grande
Ninguém segura um sonhador. Luther King Junior disse: eu tenho um sonho. O que tornou Nelson Mandela no que ele é foi o seu sonho. Madre Tereza chegou a ser conhecida mundialmente porque tinha um sonho.Ana ousou sonhar grande (verso 8) imaginem o diálogo entre Ana e o seu esposo: “ Ana, eu sei que Você é estéril, mas se você gerar filhos, quantos filhos você gostaria de ter? Ana responde: 10 filhos. O texto nos mostra o seu marido lhe dizendo: não sou eu melhor do que dez filhos, isto infere-se que era o seu sonho.

Se teu Deus é onipotente, onipresente, onisciente. Se teu Deus abriu o mar vermelho. Se teu Deus multiplicou o azeite da viúva. Se teu Deus ressuscitou a Lázaro, você não pode pensar pequeno, você não pode ter sonhos medíocres. Deus vai te dar uma unção de capacitação para você sonhar os sonhos de Deus. Os sonhos impossíveis. Sonhe grande porque Deus é grande. Por que Ana não foi vencida pela depressão? Porque tinha um sonho. Por que Ana não foi vencida pelo desânimo? Porque tinha um sonho. Por que Ana não desistiu de viver? Porque tinha um sonho. O dia em que você desistir de sonhar, você deixa de viver.

Quem não tem fé a no futuro , não tem poder no presente.  Sabe quando o sonho é bom? Quando você conta ele para alguém e esse alguém dá gargalhadas. Marque bem esse sonho. Lembra de Noé? Vai chover, todos riam. Lembra dos irmão de José? Os irmãos riam dele. Eu também já passei por isso. Quando Deus disse que tinha uma obra comigo além da fronteira, muitos riram. Eu tenho viajado a vários países e estados brasileiros pregando a palavra.

Nunca duvide, quando Deus mandar uma palavra profética para alimentar o seu sonho. Eu acreditei no que Deus falou, mas primeiro minha mãe já sonhava a meu respeito. Ela disse que quando eu nasci, o médico pediu para colocar o meu nome de João Batista, dizendo: "quem sabe este não será um homem de Deus". Ela acreditou nestas palavras. Eu lembro que quando adolescente, não queria estudar e ela ia atrás de mim na escola, e quando me pegava matando aula, ela costumava dizer: "eu não vendi a fazenda para você ficar assim, eu vendi a fazenda para você estudar e ser alguém na vida".

Alimente os teus sonhos com a palavra de Deus. Muitos estão deixando os sonhos morrerem. Outros, os sonhos já morreram, mas Deus hoje vai ressuscitar os seus sonhos. Você vai voltar a sonhar. A força de Ana estava no tamanho do seu sonho. Quanto maior for o sonho, maior será a sua força. José, não conseguiram matar o seu sonho, eles diziam lá vem o sonhador. Você precisa ser conhecido como um sonhador em sua casa, na igreja, onde você estiver. Qual o tamanho do seu sonho? – Ah pastor eu gostaria de ter uma "casinha", com uma "garagenzinha", um "carrinho", vazando um "óleozinho" para os irmãos darem um "empurrãozinho", meu "jesusinho".

Deus diz na sua palavra: pede-me e te darei as nações por herança. Você é do tamanho do seu sonho? Não foi difícil Deus tirar Israel do Egito, difícil foi Deus tirar a mentalidade de escravos deles.

Sonhe grande, ouse sonhar grande. Todo sonho tem seu preço. Quanto maior o sonho, maior o preço. Você é o resultado de um sonho de Deus que se realizou. Você custou muito caro. Você é fruto de um grande sacrifício na cruz. Ana era provocada pela sua rival cotidianamente, o seu marido não a entendeu. Tudo na vida tem o seu preço. Seu sonho foi doloroso porque Deus estava gerando nela um dos maiores profetas. Quanto maior o sonho, maior será a resistência. Está doendo, está difícil, o deserto está escaldante? Fique firme porque o que Deus está gerando vai marcar o seu ministério, a sua família e a sua história. Deus não brinca com a sua fé, com sua devoção, com seu sacrifício, com o seu sonho, é apenas uma questão de tempo e o milagre vai acontecer. Ana chegou estéril ao templo mas saiu grávida. (versos 18.19). Deus mudou o seu semblante. Deus vai mudar o seu estado de espírito. Deus vai mudar o seu semblante. Deus vai mudar o estado da tua alma. Deus vai começar a gerar o milagre dentro de você. Sonhe grande com o teu ministério, com tua família, com seus filhos.

Conclusão: suas atitudes podem determinar a sua vitória ou o seu fracasso.