Tema: Escolhidos para Vencer
Texto áureo: 1 João 2.14

Introdução:  Deus nos fez para vencer. Derrota nunca esteve nos planos de Deus. Porém, percebemos que nem todos serão vencedores. O Senhor Jesus disse: ao que vencer darte-ei a coroa da vida. Aquele que permanecer até o fim será salvo.

Na passagem do tema em questão percebemos que o escritor traz à nossa memória duas importantes verdades: os jovens são fortes, porque a palavra de Deus esta neles. Eles já venceram o maligno. Vislumbramos aqui que o segredo então está basicamente no fato da Palavra de Deus habitar nos jovens. Quando vivemos segundo a Palavra nos tornamos fortes e podemos vencer o maligno. Vamos nesta hora analisar a escolha de Deus e suas implicações para a vida daqueles que foram escolhidos para vencer..

I. Somos alvos da escolha de Deus
Como Israel – Jeremias 31.03, Davi – 1 Sm 16 e  Paulo – Atos 9.15.

II. Uma vez escolhidos, temos responsabilidades
Por sermos escolhidos de Deus temos a responsabilidade de praticar a fé, renunciar para corresponder à escolha, propagar a mensagem do Reino, dedicar inteiramente àquele que nos escolheu.

III. Empecilhos na caminhada para a vitória
O texto mostra claramente que temos um chamado para a vitória, mas também deixa visível que também temos três inimigos que trabalham em conjunto para que não venhamos chegar no total cumprimento da proposta de vitória que Deus planejou para nós.

Estes inimigos são: o mundo, a carne e o diabo. Eles agem em conjunto para atrapalhar a nossa caminhada.

Observe que no versículo 14 o escritor escreve sobre o maligno e no verso 15, ele escreve sobre o mundo dizendo: tudo o que está no mundo, a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida, ou seja, a correria pelos bens materiais, não vem do Pai, mas do mundo. O escritor conclui que tudo isso passa, mas o que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

Temos que enfrentar então estes três adversários, entendendo que eles interagem entre si, nos engodando e levando-nos a cometer grandes equivocas que podem comprometer a nossa jornada de vitória.

Para não ser derrotado, deve-se primeiramente controlar os: DESEJOS. Ex. Caim (Gen  4.6)
O Senhor disse para Caim que ele devia dominar o seu desejo.

DIREÇÃO – sabemos que o desejo santo centrado na vontade de Deus nos levará ao crescimento espiritual elevado, mas também pode nos levar para a direção oposta. Ex ( Sansão e José ) algumas pessoas se deixam levar pelos desejos em áreas de tentação que mais cedo ou mais tarde, as vencerão. Na Bíblia, Sansão foi em direção à mulher errada. José, tentado pela mulher de Potifar, fugiu. Um desfrutou a companhia da imoralidade - o outro deleitou-se em Deus. Um deles foi o perdedor – o outro o vencedor. Foi tudo uma questão de direção.

DECEPÇÃO – Satanás usa o engano para fazer as pessoas acreditarem que podem pecar sem pagar pelas consequências. Só depois da euforia é que descobrem que forem enganados. Ex: (Provérbios 7.6-27).

No caso da mulher da historia, ela foi o enganador, mas em outros casos o homem é o enganador.

O escritor de Provérbios o compara a um Boi que caminha para o matadouro, um louco que corre ao castigo das prisões e a um pássaro que se apressa para o laço.
A mídia e as revistas apresentam o engano, mas olhe além disto e veja o que está do outro lado.
Fale com aqueles que foram enganados.
Fale com o menino ou menina que não soube esperar a hora certa.
Fale com o marido inquieto como ele se sente agora.
Fale com a esposa que não se sentia amada e veja se ela encontrou satisfação.
Veja a mãe solteira que enfrentou rejeição da sociedade e que sente que seu erro vai durar para sempre.
Veja  o filho ilegítimo que sente que ninguém o quer.

DECISÃO – Em algum tempo, em algum lugar você terá que tomar uma decisão. Você terá que escolher entre ganhar ou perder.

A carne ou o espírito, o físico ou um coração em lágrimas, o agora ou o amanhã, o momentâneo ou o plano eterno, a aprovação da multidão ou o respeito de Deus, um momento de prazer ou um Plano Mestre de Deus. Ex: (Sadraque, Mesaque e Abdnego).

Em algum momento você estará além da proteção e da influencia dos seus pais, seu pastor, sua igreja ex: (Daniel).
Mais cedo ou mais tarde, a plena responsabilidade cairá sobre os seus ombros.
 
IV. O segredo da vitória –  Chegamos a seguinte conclusão: o pecado parece bom, mas faz mal ao coração. A semente talvez seja divertida, mas a colheita é devastadora. O fisico pode ser satisfeito temporariamente, mas o coração continuará chorando. O que você pensou que traria felicidade, trouxe miséria.

Uma chave para alcançar a vitória, o poder e a recompensa em cada área de sua vida é a disciplina.

Todo atleta disciplina o seu corpo. Quando ele vai participar da prova ele tem confiança porque sabe que o seu corpo corresponderá ao esforço desejado. A disciplina não apenas aprimora a mente, ela também produz segurança.

Áreas que devem ser disciplinadas:
- Suas conversas.
- Seus hábitos de leitura (Sl 37.31 – a lei do seu Deus está no seu coração; os seus passos não resvalecerão).
- Sua vida de oração.
- Suas amizades.
- Os programas de TV que assiste.
- As musicas que você ouve.
- Os tipos de diversão que escolhe.
- Sua frequência aos cultos.

Diante de tudo o que foi falado, percebe-se que não será fácil chegar ao fim e vencer todos os inimigos. Porém ao fazer a leitura deste texto de 1 João, vislumbramos que na verdade nós já vencemos o maligno.

Não iremos vencer, nós já somos vencedores.
Por ser vencedores devemos agir como agem os vencedores:
- Tendo a palavra no coração (1 João 2.14 e Salmo 119.11),
- Tendo convicção que somos escolhidos de Deus (1 Sm 17.41.43)
- Tendo certeza que Deus está em nossas batalhas
- Tendo a plena confiança que a vitória virá independentemente da circunstância em que estamos vivendo (Jó 19.25, 42.2)
Abraão (Gen 22.7 e a Sunamita ( II Reis 4.26).

Conclusão: ao contrário do que muitos pensam, somos fortes e já vencemos o maligno. O poder da Palavra nos capacita a superar os fracassos e a construir uma trajetória de vitória. Corra das armadilhas do tentador e esconda-se debaixo da potente mão de Deus, pois Ele ao seu tempo te exaltará. Viva a Palavra, fuja do perigo e seja um vencedor, em nome de Jesus.