Tema: Siga-me
Texto áureo: Mateus 9.9

Introdução: Este é um texto marcante. Jesus chama Levi e ele imediatamente larga tudo e o segue. Ele não fez nenhuma pergunta, embora elas fossem lógicas. Por exemplo: ninguém em são juízo seguirá uma pessoa que não conhece, ou que não sabe para onde ela esta indo.

Também não seguirá sem um motivo ou se não ganhar algo em troca. Dentro destas perspectivas quero analisar algumas perguntas lógicas que não foram feitas, mas que estão implícitas no conceito de Levi acerca do Cristo.

I – QUEM É JESUS?
Esta pergunta é fundamental pois sua resposta irá dimensionar a sua atitude e decisão. Por exemplo:
Para os Espíritas Jesus é um espírito iluminado.
Para os Budistas, Jesus é aquele que achou o caminho.
Para os Muçulmanos, Jesus é um Profeta.
Para os Hindus Jesus é mais um deus, haja vista eles terem milhares deles.
Para os Judeus, Jesus é um mártir como Tiradentes o é para alguns no Brasil.

Para os Historiadores, Jesus é um revolucionário. E quem é Jesus para você?

Antes de dar a minha definição quero recorrer a algumas pessoas que tiveram a Sua companhia ou que receberam algumas revelações sobre Ele, para nos ajudar a ter um vislumbre da Sua pessoa e nos dar um referencial seguro para que possamos segui-lo.

Primeiro quero recorrer aos profetas do Antigo Testamento para que me ajudem nesta definição: Moisés disse que Ele é um profeta semelhante a ele.

Isaías disse que Ele é o desejado das nações, maravilhoso, Deus forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.

Davi disse que Ele é o Bom Pastor, uma Torre Forte, um Alto Retiro.
Salomão disse que Ele é o Lírio dos Vales, a verdadeira Sabedoria.
Herodes disse que ele era João Batista Ressuscitado.
O povo dizia que ele era Elias.

João Batista disse que Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Pedro disse que Ele é o Cristo.

João disse que Ele é o verbo encarnado e em Apocalipse ele diz que Jesus é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.
Estevão disse que Ele é o Filho do Homem que está assentado à destra do trono de Deus.
Paulo disse que Ele é a nossa Justiça, o Nome acima de todo nome, o Pai das misericórdias.
Jesus disse sobre si que Ele era a Videira verdadeira, a porta das ovelhas, o bom pastor, o caminho, a verdade e a vida, a luz do mundo, o Filho do Homem, a Ressurreição e a Vida, a Fonte de Agua Viva.

Lemos várias declarações de homens de Deus dando testemunho sobre Jesus e também lemos o que o próprio Jesus declarou sobre ele.
Agora vamos atentar para o que o próprio Deus disse sobre Jesus: “Este é o meu filho amado em quem me comprazo”.(Aleluia, ele é o filho de Deus e se ele é o filho de Deus, ele tem poder, se ele tem poder, ele manda, se ele manda o mal obedece, se o mal obedece ele tem que sair, se o mal sair, você esta livre, se você esta livre, você pode adorar, se você pode adorar, você é feliz, se você é feliz, você pode cantar, se você pode cantar, você já é vencedor, se você já é vencedor, Deus esta sendo glorificado, se Deus esta sendo glorificado, a igreja esta cumprindo o seu papel aqui na terra, se a igreja esta cumprindo o seu papel na terra, o Reino de Deus esta sendo anunciado, se o Reino esta sendo anunciado, ele já chegou, se o Reino já chegou, nos somos participantes dele, se somos participantes dele, não vivemos mais segundo padrão do mundo, se não vivemos mais com o padrão do mundo, somos espirituais, se somos espirituais podemos discernis as coisas espirituais, se discernimos as coisas espirituais podemos saber que Deus esta aqui neste momento, se Deus esta aqui, o diabo já saiu, se o diabo já saiu, o milagre já aconteceu, se o milagre já aconteceu você pode dar glorias, se você pode dar glorias, você esta liberto, se você esta liberto Cristo habita em você, se Cristo habita em você, você já venceu o mundo, se você já venceu o mundo, você anda em novidade de vida, se você anda em novidade de vida você esta pronto para receber poder, se você esta pronto para receber poder, você já pode ser usado por Deus , se você pode ser usado por Deus, você também pode sentir a sua presença, oh glória, levante a mão e receba o poder dela, a gloria dele, a unção dele, os milagres dela, as maravilhas dela, a presença dele em nome de Jesus.

II – POR QUE EU DEVO SEGUI-LO?
Porque todos os homens precisam de um referencial perfeito. Todos os referenciais são falhos e passageiros . Jesus é perfeito e eterno.

III – PARA ONDE DEVO SEGUI-LO?
Às vezes pensamos que para seguir Jesus devemos sair por todo o mundo, como esta escrito em Marcos 16.15, mas a idéia de Jesus é levar cada discípulo a plena compreensão que devemos segui-lo não apenas em uma esfera territorial mas em uma esfera espiritual, ou seja, onde houver um enfermo lá estará Jesus para curá-lo. Onde estiver um oprimido lá estará Jesus para liberta-lo. Onde estiver um fracassado, lá estará Jesus para lhe fazer triunfar. Onde estiver um preso, lá estará Jesus para libert-á-lo. Onde estiver um triste, lá estara Jesus para alegrá-lo. Onde estiver um solitário, lá estará Jesus para ser o seu amigo. Onde estiver um que chora , lá estará Jesus para enxugar as suas lágrimas. Onde estiver a igreja, lá estará Jesus para alimentá-la, para enche-la com o seu poder. A ordem de Jesus aos discipulos para irem a Jerusalem, Judeia, Samaria e até aos confins da terra, representa um reino espiritual que pode ser traduzido como os da família, os mais proximos, os vizinhos e por fim todo e qualquer um que cruzar o seu caminho. A ordem é vá aos necessitados e seja benção na vida deles.

IV – O QUE GANHAREI COM ISTO?
Toda pessoa que deixa uma vida para viver à sombra de outra precisa no mínimo de uma garantia. Ninguem larga tudo ou deixa um estilo de vida por outro se não estiver convicto que a nova vida lhe proporcionará melhoras. Pedro teve esta curiosidade e perguntou a Jesus o que ele ganharia em ter deixado tudo para segui-lo e Jesus respondeu: cem vezes mais nesta vida e a vida eterna. Jesus tambem promete honra diante de Deus. Poder para operar sinais e maravilhas, uma paz que excede a todo entendimento, uma cidade cujo o arquiteto é o proprio Deus, felicidade eterna. Tudo isso e muito mais ganhará aquele que seguir a Jesus, pois o Apostolo Paulo disse que o olho nunca viu, jamais chegou ao coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

Conclusão: Jesus é o filho de Deus, A revelação da Glória, a resposta para todas as nossas indagações, o Deus todo poderoso, o nosso referencial vivo, a necessidade da nossa alma, o presente mais sublime dado por Deus, a nossa recompensa, o nosso seguro, aquele a quem devemos seguir.