Tema: Entendimento, a chave da oportunidade

Introdução: Muitos na história perderam grandes oportunidades. O jovem rico perdeu uma tremenda oportunidade de adentrar no Reino dos Céus. Quem não lembra da oportunidade perdida por aquele ladrão na cruz. Também lembramos de Saul que perdeu a oportunidade de ser um dos maiores Reis da historia de Israel.

O que fazer para não perder oportunidades em nossa vida? Primeiro vamos entender um pouco da perspectiva divina.

I. Entendimento, a chave da oportunidade
Quando era criança era costume brincar de fonte dos desejos. Cada criança falava o seu desejo. Umas desejavam ganhar na Loteria para comprar com o prêmio um caminhão de sorvete. Outras gostariam de ganhar mil reais para comprar tudo de balinhas, até que uma criança disse: eu gostaria de ter a capacidade de tornar realidade qualquer coisa que eu desejar. Este desejo nos deixou impactados.

Analisando a Bíblia percebi que foi isto que Deus fez com Salomão: 1Reis 3.5 O Senhor aparece para Salomão – é como se Deus abrisse vários quartos e falasse, neste quarto tem riquezas, poder e autoridade, uma vida longa, cada quarto contem algo que você gostaria de ter, apenas diga-me o que você quer e eu darei a chave para você.Ele disse dá-me a chave do quarto que contem sabedoria e entendimento. Eu imagino Deus pegando uma chave dourada e dando para ele. Salomão então pergunta, por que esta chave é diferente das outras. Deus responde, porque esta chave abre todos os outros quartos.

Uma mulher estava em casa quando três homens chegaram e bateram em sua porta. Ela abriu e eles perguntaram se o seu marido estava em casa e ao dizer que não, eles falaram que não poderiam entrar em sua casa enquanto ele não chegasse. Passaram-se algumas horas e o marido chegou e ela lhe contou o que havia acontecido. Ele então pediu para que os chamassem e os convidassem a entrar em sua casa, porém eles responderam que só poderia entrar um deles. Então o marido perguntou qual eram os seus nomes e eles responderam: riqueza, êxito e amor. O marido então disse a sua esposa: vamos convidar a Riqueza, a nossa casa vai ficar cheia de riqueza. Ela disse: não, vamos convidar o Êxito, pois seremos bem sucedidos. A filhinha deles que estava perto da porta do quarto disse: não papai, vamos convidar o Amor, pois  a nossa casa vai ficar repleta de amor.

Eles chegaram então a um acordo e resolveram convidar o Amor para entrar. Quando o Amor começou a andar em direção a casa, a Riqueza e o Êxito começaram a andar também. O marido fala: mas você disse que só um de vocês poderia entrar, então o Amor responde: é verdade, se vocês tivessem convidado a Riqueza, só ela entraria. Se tivessem convidado o êxito, só ele entraria, mas como vocês me convidaram, Riqueza e Êxito me acompanham. Isto foi o que aconteceu com Salomão, ele pensou com a mente de Deus, ele sentiu com o coração de Deus e desejou algo que estava no coração de Deus e por isso Deus deu a ele riquezas e honras que homem algum na terra jamais teve.

Entendimento, a chave da oportunidade. Entendimento é a chave mestra que abre as portas da oportunidade. Entendimento abre as portas para todos os seus objetivos, ambições e desejos. Entendimento esmagará a fechadura de sua prisão de preconceitos e medos e infelicidade! Entendimento é a soma total de conhecimento e de sabedoria. É a capacidade de interpretar a vida com os olhos de Deus. É a capacidade de ver a completa imagem de uma pessoas ou uma situação como Deus vê.

O entendimento é a capacidade:
- De ver através dos olhos de Deus;
- De ouvir através dos ouvidos de Deus;
- De sentir através do coração de Deus;
- De caminhar nos passos de Deus;
- De pensar com a mente de Deus - nenhum casamento seria destruído, pais e filhos teriam uma comunicação maravilhosa.

Imagine a riqueza que teríamos se conhecêssemos os desejos de outras pessoas.

Entendimento também é ver o propósito de Deus em alguns dos eventos mais desagradáveis da vida. José....
Todos conhecem a história de José. O entendimento do propósito de Deus fez que ele permanecesse fiel diante das situações mais desagradáveis possíveis: inveja, humilhação, escravidão, injustiça, prisão. Ele entendeu que tudo compreende para o bem daqueles que amam a Deus. Deus é mestre em transformar fracassos em triunfo, derrotas em vitórias, gamas negativas em fontes de poder.

Com a chave de ouro do entendimento podemos abrir as portas da oportunidade em cada área de nossa vida.

Um homem passando por um terreno sentiu no seu entendimento um toque de Deus para compra-lo, mesmo sem precisar dele, ajuntou dinheiro e comprou por 125.000. Após um mês ele estava capinando o terreno, quando parou uma senhora e perguntou se ele não queria vender o terreno, pois seu esposo há dois anos tenta comprar o terreno para construir um hospital e ofereceu 200.000 pelo terreno. Em um mês o homem ganhou 75.000 pois ouviu a perspectiva de Deus em relação comprar o terreno.

II. De onde vem o entendimento?

Entendimento vem de Deus:

- Provérbio 2.6: porque o Senhor da sabedoria, e da Sua boca vem o conhecimento e o entendimento.

- Salmo 119.104: pelos teus mandamentos, alcancei entendimento. Portanto a palavra de Deus amplia o nosso entendimento. Toda a Bíblia foi escrita para que eu e você tivéssemos entendimento e fossemos capazes de interpretar a vida como Deus o faz.

Ao ler cuidadosamente a Bíblia, Deus nos fala através da sua palavra e diz, isto é o que eu penso. Isto é o que eu sei. Isto é o que eu vejo. Isto é o que eu ouço. Na Bíblia você encontrará as respostas para o nervosismo, para a depressão, para relacionamentos familiares etc.

Observe que uma das funções mais importantes do Espírito Santo é interpretar a Palavra de Deus aos fiéis e produzir entendimento. Quando estamos diante de uma passagem e ela não é muito clara para nós o Espírito Santo entra em ação.

Quando mergulhar na sabedoria da Bíblia, você entendera a Deus , aos outros e a você mesmo.

a. Você descobre a vontade de Deus, sua natureza, suas opiniões,seu senso de valores.
b. A Bíblia lhe permite ver os outros como Deus vê.
c. Ajuda ter um melhor entendimento de si mesmo.

Conclusão: Leia a Bíblia e adquira entendimento e nenhuma oportunidade será perdida. Como diz a história: o fogo, a água e a oportunidade estavam conversando. A água pergunta para o fogo. Onde você mora? Ele responde. Se você bater uma pedra em outra você me encontrará. O fogo então pergunta, e você? Ela responde: se você cavar a terra você me encontrara nos lençóis freáticos. Então os dois, a água e o fogo perguntaram para a oportunidade, e você? A oportunidade respondeu: Eu estou passando. Oportunidades sempre estarão passando, aproveite e desfrute o melhor de Deus nesta terra em nome de Jesus.