Tema: O Deus que Sara
Texto Áureo: Êxodo 15.26

Introdução
Existem duas coisas que nos impedem de prosseguir na caminhada: a primeira é a rotina,  a segunda é a dúvida. A rotina nos sufoca e tira o brilho da beleza das coisas que nos rodeiam.

Um casal apaixonado faz coisas surpreendentes juntos, porém se deixar a rotina entrar no relacionamento poderá perder o fervor e acabar deixando de fazer coisas costumeiras. A dúvida nos afasta dos projetos e elimina as possibilidades. Particularmente acho que o pior lugar para se estar é na dúvida.

Tenho observado a vida de muitos cristãos e percebo que muitos têm um relacionamento superficial com Cristo. Não sei se o motivo disto é a rotina ou se é a dúvida. Nascemos em um país cristão, o qual todos de alguma maneira professam conhecer a Cristo. Nasceram ouvindo a respeito do Cristo crucificado. Creio que esta convivência rotineira nos faz crer em um Cristo que morreu por nós, mas que por estarmos acostumados com ele, não experimentamos na íntegra o seu poder. Alguns já ouviram bastante, porém a dúvida rouba a possibilidade de usufruírem do poder do Cristo ressurreto.

Se perguntarmos para qualquer uma dessas pessoas se elas são cristãs, não tenho dúvidas que responderão que sim, porém, as suas atitudes nos revelarão o contrário. Como ser cristão e ainda agir como se não fosse? Elas não conseguem perdoar, algumas vivem em infidelidade nos relacionamentos, praticam coisas que aos olhos de Cristo são inaceitáveis. Observando tudo isso, eu me deparei com a escritura registrada em Êxodo 15.26: Eu sou o Senhor que te sara. Então percebi que para sermos sarados precisamos ter um encontro com Cristo e ser totalmente transformados por ele. Se cristão é agir como cristão. É refletir o caráter de Cristo. É ter compromisso com ele. Para sermos realmente cristãos precisamos entender alguns princípios que regem a nossa vida, sair da rotina, abandonar a dúvida e viver a Palavra de Deus. É preciso entender que Deus tem um plano especial para cada pessoa e que no Éden, com a desobediência de Adão, uma força poderosíssima entrou na natureza do homem. Uma força tão poderosa que foi capaz de separar o homem de Deus. Uma força que abalou o homem nos campos espiritual, físico e psicológico. No campo espiritual o homem foi separado de Deus. No campo físico o homem passou a ter enfermidades e a morrer. No campo psicológico veio culpas e ressentimentos, acusações e a degradação da família. Uma força tão forte entrou na natureza humana que fez um homem matar outro.

As pessoas têm feito de tudo para tentar vencer esta força, porém os seus esforços são em vão. Conheço pessoas que lutam com determinados problemas há mais de 10 anos. Algumas não conseguem ser fiéis nos relacionamentos, outras vivem escravizadas pelos vícios. Adultérios, mentiras, fofocas, intrigas e etc. Por mais que uma pessoa tente vencer essa força, ela não terá resultados positivos sozinha. Por isso Jesus afirmou na Palavra que para saquear uma casa, o valente precisa ser amarrado por um mais valente que ele. Jesus está dizendo que o diabo é o valente, porém Ele, Jesus, é o mais valente. A única chance que teremos de vencer essa guerra é recebendo o mais valente para lutar por nós, doutra sorte, jamais seremos livres dessa força incomum. Quando Jesus entra em nossa vida, o valente é amarrado e saqueado e então todas as áreas de nossas vidas que estavam afetadas são saradas. Para cada área, Jesus tem uma solução, é o que veremos a seguir:

I - Enfermidades
Ele disse: Eu sou o Senhor que te sara. Toda enfermidade em nosso corpo é ilegal. Se para o pecado, Jesus é o perdão, para a enfermidade, Jesus é a cura. Deus prometeu que iria levar sobre Jesus as nossas enfermidades e na cruz a promessa foi cumprida. A Bíblia conta inúmeros relatos de pessoas curadas. Minha filha foi curada de um câncer na base do crânio. Não interessa o diagnóstico médico, em Cristo você pode ser curado, pois ele já levou sobre si todas as nossas enfermidades. Glórias a Deus, já somos sarados.

II - Emoções
Uma vez que o maligno entrou em nossa natureza, ele estabeleceu muitos medos, culpas, frustrações, ressentimentos e angustias, mas Cristo ao expulsar o mal, ele faz que todas estas parafernálias do inferno sejam destruídas e promove verdadeira paz. Ele traz a alegria e permite que os sonhos voltem e a vida então torna a ter sentido.

III - Vícios
Uma porta para a ação demoníaca são os vícios. Eles diminuem a percepção do perigo. Causam depreciação do corpo, que é o templo de Deus, deixando as pessoas vulneráveis ao mal. Quantas vítimas o álcool não fez! Quantas vítimas as drogas ilícitas não fizeram! Quantas são as vítimas do sexo! Algumas pessoas são completamente dominadas e passam anos gemendo, perdendo a dignidade, a moral, a família, em fim, o prazer de viver. Aquilo que deveria ser diversão se tornou em escravidão. Porém o Senhor Deus é o Deus que nos sara. Se ele entrar todos os vícios serão destruídos e a sua alma poderá vislumbrar o prazer da liberdade em Cristo.

IV - Endemoniamentos
O inimigo traz toda espécie de opressão, depressão e possessão. Faz que a vítima fique totalmente destruída, ele na verdade rouba a sua vida. A pessoa fica escravizada, fazendo coisas que não gostaria e sofre ao ver a vida passar diante dos seus olhos. A promessa de Deus é que ele é o Deus que nos sara. Ele nos sara de nossas enfermidades, ele cura as feridas da alma e ele expulsa toda força contrária e traz completa libertação. A Bíblia fala de um homem totalmente possesso em Gadara. Ele vivia nos cemitérios, às vezes amarrado com correntes. Todos tinham medo dele, mas um dia Jesus chegou e entrou na sua vida e a história foi mudada. Jesus tem poder para amarrar o valente e mudar a historia de sua vida.

Conheço um homem que era viciado em vários tipos de drogas e a sua vida estava um inferno. Um dia, aos 18 anos de idade, ele decidiu tirar a própria vida. Ele saiu a procura de um revolver e acabou parando em frente à um Templo Evangélico. De repente um rapaz que saia do templo o reconheceu e ali começaram a conversar. Após ele expressar a sua insatisfação com a vida, o rapaz o convidou para entrar no templo para que ele ouvisse uma mensagem que transformaria a sua vida e ele aceitou. No início ele apenas prestava atenção nas pessoas, mas após alguns minutos, o pastor fez uma pergunta que lhe chamou atenção, pois ele não sabia a resposta. Após o pastor explicar tudo ele se viu tomado por sentimento maravilhoso. Ele já estava completamente envolvido com a mensagem da cruz e descobriu que Jesus era o referencial que ele precisava. Ele foi para casa e ao chegar em sua casa, ele fez, pela primeira vez uma oração. Ele disse: "Deus o pastor falou que o Senhor gosta de gente problemática e perdida, pois bem, eis-me aqui, cheio de problemas e completamente perdido. Se existe alguém que precisa ser achado sou eu, receba a minha vida".

Após esta oração ele, após dias sem dormir, caiu no sono. Porém, pela manhã ele foi acordado repentinamente por algo incontrolável. Ele percebeu quando algo entrou nele e ele totalmente consciente percebia o corpo sendo jogado de um lado para o outro e ele não podia fazer nada. A única coisa que ele fez, foi orar na sua mente, ele dizia: Deus tem misericórdia de mim! Quando de repente uma voz bradou no meio do quarto: eu não fiz o homem para ser templo de demônios, eu fiz o homem para ser templo do meu Espírito. Após aquelas palavras, ele sentiu aquela coisa sair e uma paz encheu o seu coração. Ele foi liberto totalmente. Hoje, ele é um pastor abençoado há mais de 20 anos e aquele mal nunca mais voltou e nunca mais voltará, pois quem manda lá agora é o Senhor Jesus.

Conclusão:
O Senhor é o Deus que te sara. Há uma receita na Palavra de Deus: "Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, se desviar do seu mal caminho, e me buscar; eu ouvirei dos altos céus a sua oração, perdoarei os pecados e sararei a terra". Creia você pode ser totalmente sarado em nome de Jesus.