Tema: Como ser operante e frutífero?
Texto Áureo: 2 Pedro 1: 3-5 6-8

Introdução:
O nosso corpo precisa de vitaminas para o seu fortalecimento e consequentemente para o seu perfeito funcionamento. Se algumas vitaminas faltarem o funcionamento do corpo pode ser comprometido.

Da mesma forma é a nossa vida espiritual, ela precisa ser fortalecida com algumas vitaminas. Se estas vitaminas faltarem o funcionamento pode ser comprometido e então nos tornamos inoperantes e infrutíferos. Vamos analisar hoje quais são estas vitaminas e os seus efeitos em nossa vida:

I - As vitaminas que precisam ser adicionadas à nossa fé para não sermos inoperantes nem infrutíferos (2 Pedro 1-3-7)
Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade a fraternidade, e à fraternidade amor. O apóstolo Pedro está dizendo que apenas ter fé não vai resolver o nosso problema, é preciso adicionar alguns ingredientes à ela para que verdadeiramente sejamos cristãos conhecedores dos desígnios de Deus e possamos fazer a diferença nesta geração corrupta e perversa. Os resultados serão visíveis em qualquer lugar em nós estivermos, como veremos a seguir:

II - Os resultados que a ação destes ingredientes à nossa fé provocam (2 Pedro 1:8 )
Este versículo 8 revela algo sobrenatural: muitos são inoperantes ou infrutíferos por falta destas coisas, mas ao adicionar estas vitaminas à nossa fé, os resultados serão visíveis o diabo querendo ou não. Olha o que diz o versículo 8 nas três diferentes versões:

Almeida corrigida: Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Almeida revisada: Porque, se em vós houver e aumentarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Na linguagem de hoje: Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as tiverem e fizerem com que elas aumentem, serão cada vez mais ativos e produzirão muita coisa boa como resultado do conhecimento que vocês têm do nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando estas vitaminas estão em nós a nossa vida espiritual recebe poder e começa a produzir, a nossa fé não se torna uma fé inoperante, pelo contrário, ela começa a produzir resultados espirituais que são percebidos pelas pessoas que estão à nossa volta. Quando temos estas vitaminas em evidência em nossa vida reconhecemos as promessas de Deus em nossas vidas e a operação sobrenatural do seu Espírito em nós. Veremos a seguir algumas reações destas verdades em nossas vidas: (Isaías 55.12) - Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palma. O que este verso nos revela é muito forte: sairemos com alegria, ou seja, haverá alegria na nossa vida e paz na nossa caminhada. Sairemos e caminharemos em paz. Os montes que representam os problemas se romperam em cânticos diante de nós, vamos atravessá-los conforme o Senhor Jesus disse: se tiveres fé, dirás a este monte transporta-te ao mar e ele vos obedecerá. Até as árvores bateram palmas. Oh glória, todos terão que reconhecer as maravilhas que o Senhor esta fazendo na sua vida.

Estas vitaminas nos faz reconhecer o poder de Deus diante dos obstáculos da vida e ver quem é que realmente está no controle de todas as coisas. Às vezes diante de alguns obstáculos ficamos inoperantes, mas quando estamos cheios destas coisas agente move o sobrenatural e as coisas começam a acontecer. Deus pode abrir caminhos nos lugares mais improváveis. Ele pode fazer coisas que nunca pensaríamos que eram possíveis de serem feitas. Não importa o tamanho do monte, ele vai ter que cantar que um vencedor está em sua presença. Deus é mestre em abrir novos caminhos e novas possibilidades. Lembra de Moisés diante do Mar Vermelho? Quero trazer à memória algo muito importante neste texto. A visáo do homem e a visão de Deus diante de um mesmo problema, veremos Êxodo 14:13-15 - no versículo 13 vemos a perspectiva de Moisés:

13. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.

15.Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

Em Josué 3:6-19 também vemos Deus abrindo um novo caminho para o povo. O povo atravessou o Rio Jordão milagrosamente, como haviam atravessado o Mar Vermelho. Deus é Deus que abre novos caminhos para o seu povo.

Em 2 Reis 2: 2-14 – Aqui Deus mostra o seu poder abrindo o Rio Jordão para Elizeu confirmando o seu chamado profético. Todos nós estamos em uma caminhada, mas nunca chegaríamos ao nosso destino se um caminho seguro não fosse aberto para nós. Estávamos afastados de Deus, não tínhamos nenhuma ponte, mas Ele mesmo construiu um novo caminho da maneira mais improvável: enviou o seu único filho para levar de volta para ele. Jesus disse: eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Com Jesus é diferente, ele não abre o mar, ele caminha sobre ele para nos mostrar que tem poder sobre todas as coisas. Este problema que nos assusta está debaixo dos pés de Jesus.

III - Atitudes de quem já tomou estas vitaminas - (Mat. 26: 6-8)
Observamos nesta passagem um total desprendimento das coisas terrenas e um profundo desejo de agradar ao senhor. Quando agimos assim conseguimos algo que muitos não conseguem. Ainda se lembram das árvores batendo palmas? Pois é. Jesus disse àquela mulher: onde este evangelho for pregado, lembrarão do ela acabas de fazer. Existe um memorial diante de Deus quando agimos no poder destas vitaminas espirituais. Muitos têm dificuldades de lembrar dos nomes dos apóstolos, mas praticamente todos sabem o nome desta mulher, não é verdade? isto é exaltação de Deus. Em Lucas 24:1-8, vemos novamente algumas mulheres e, dentre elas, Madalena indo visitar o sepulcro. Queriam confirmar a ressurreição do mestre. Quando voltaram alguns dos apóstolos não acreditavam nas suas palavras até que eles mesmos viram o Senhor. Deus precisa de uma geração apaixonado por ele e que conheça o seu poder ressurreto e viva uma vida no sobrenatural.

Conclusão:
Precisamos a cada dia buscar mais e mais o conhecimento de Deus para que em todas as situações vida a vida nos apresentar, a ação destas vitaminas  sejam evidentes mostrando às pessoas que nos rodeiam que operantes e frutíferos nos caminhos do Senhor, o que lhe renderá glórias. Todos os que assim fizeram, deixar uma história a ser lida e um memorial diante do Todo Poderoso. Que tal deixar a sua?