Tema: Quando confiamos em Deus não precisamos ter medo
Texto Áureo: II Crônicas 20.1.37

Contexto: Israel e Judá estavam divididos. Jeosafá e rei o quarto rei do reino dividido de Judá. Ele era um zeloso seguidor dos mandamentos de Deus.

Quando ele ficou sabendo que os filhos de Moab, os filhos de Amon e outros Amonitas para fazer guerra contra ele, ele ficou com medo; e corretamente, pois o exército se aproximava e era enorme, além das suas forças. Ele estava em uma terrível situação. Leia 2 crônicas versos 1.9, 14.15, 22.23, 30.


1. DEVEMOS CONFIAR EM DEUS POR CAUSA DO QUE ELE É

Veja comigo no versículo 6. E disse: Ah! SENHOR Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e poder, e não há quem te possa resistir.

Deus é:
a. O Deus de nossos pais - De Adão e Eva, de Noé e Abrahão, de Moisés, portanto é o Deus da história.
b. Ele mora nos céus - Ele é santo. O céu é a sua santa habitação. Ele esta acima de todas as coisas. Ele é puro, justo e incapaz de pecar.
c. Ele governa todas as nações - ele é um Deus soberano. Todas as pessoas são dele. Ele tem todo o direito de dirigi-las como lhe agrada
d. Ele é todo poderoso - Ele é o Deus do poder. Ele pode fazer o que ele deseja. Ele pode criar e destruir. Ele pode levantar ou abater.

Quem é Deus para você? Ele é grande ou pequeno? Ele é todo poderoso ou fraquinho? Ele te ama ou Ele apenas te suporta?

A maneira que você percebe a Deus, afeta como você responde a Ele. Os moradores de Judá sabiam quem Deus era e este foi o motivo que os levaram a olhar para Ele e a confiarem Nele.

Você deve confiar em Deus porque Ele é Santo. Ele é rei. Ele é todo poderoso e porque Ele nos ama muito.

2. DEVEMOS CONFIAR EM DEUS NÃO APENAS POR CAUSA DO QUE ELE É, MAS TAMBÉM POR CAUSA DO QUE ELE TEM FEITO

Veja o versículo 7. Ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?

Deus fez coisas tremendas:
a. Ele deu a terra de Canaã para os descendentes de Abraão.
b. Deus escolheu e prometeu a Abraão que lhe daria uma grande nação.
c. Deus criou Moisés e através de grandes milagres quando libertou o povo do Egito. Ele abriu o mar vermelho e destruiu os Egípcios.
d. Ele criou Josué e o fez entrar na terra prometida e ensinar ao povo adorar, honrar, servir e se preparar para a vinda do messias.
e. Os hebreus puderam ver o cumprimento de cada uma das promessas de Deus.

2.1 - porque os hebreus conheciam a Deus e o que ele tinha feito para eles, eles olharam para ele de novo.

Veja o que eles fizeram:
a. Versículo 12. Ó nosso Deus, não nos julgará? Por que não temos força diante deles.
b. Versículo 19. Eles adoraram a Deus.
c. Versículo 20. Eles confiaram em Deus.
d. Versículo 21. Eles agradeceram a Deus.

O que você faz quando você enfrenta dificuldades e tribulações? Você adora a Deus? Você confia Nele? Você o agradece? Você sabia que o verdadeiro caráter cristão é revelado quando encaramos problemas reais. Como você lida com os seus problemas?

Você entra em pânico? Você reclama? Você olha para o céu e grita com Deus? Você começa a duvidar e a correr para soluções rápidas (pecado, televisão, não fala sobre o problema)? Ou você vai até o Senhor em oração, humildade, louvor e confiança e se recusa a dar espaço para o medo? Como você tem visto, Deus tem feito coisas maravilhosas para os Hebreus e para você também. Deus te libertou de um inimigo chamado pecado por seu filho Jesus. Ele tirou você do vale as sombra da morte e te trouxe para um lugar de descanso e paz, para pastos verdejantes. Ele tirou o seu coração das mãos do diabo e o colocou nas mãos de Jesus. A cruz é a sua esperança para todo conflito, problema. Batalha ou preocupação. Deus promete em sua palavra nunca nos abandonar ou esquecer. Os Hebreus foram livres da morte física. Você foi livre da morte eterna. A cruz, o sangue, a dor, a humilhação de Jesus 2000 anos atrás trouxe paz, proteção e segurança na terra da promessa: vida eterna com Deus. Esta guerra do passado não foi apenas um atentado de satanás para destruir o povo de Deus, mas uma tentativa de destruir você agora. Sem um Messias, sem salvação você estaria perdido também. Deus te deu salvação. Você acha que ele daria menos para você quando você esta enfrentando dificuldades em sua vida? Ele deixará você ser destruído? Jamais.

Como você lida com a doença, com o pecado, com a amargura, com a dor, com a incerteza, etc? você confia em Deus ou você duvida? Ele não tem te alimentado, vestido, aquecido? Ele não tem te libertado do pecado? Ele te chamou e vai aperfeiçoar você a cada dia porque Ele nos ama.

3. DEVEMOS CONFIAR EM DEUS POR CAUSA DO QUE ELE FARÁ

Você deve confiar no Senhor e não ter medo não apenas por causa do que Ele é, por causa do que Ele tem feito, mas também por causa do que Ele fará. O Povo de Judá não sabiam o que iria acontecer, mas eles confiaram no Senhor. Veja o versículo 15. “não tenham medo nem vos assusteis... esta batalha não é vossa, mas de Deus. Versículo 17. “parai e vede a salvação que o Senhor vos concederá. Estas sentenças estão no futuro. Estas foram palavras de promessas de Deus. Então o povo descansou e não temeu. Versículo 30. O reino de Jeosafá foi de paz porque o Senhor lhe deu descanso de todos os lados.

CONCLUSÃO
Deus é diferente agora? Suas promessas são menos verdadeiras agora?

- Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei (Mateus 11.28);
- Eu estarei convosco até a consumação dos séculos (Mateus 28.19);
- Ele disse que as suas palavras não hão de passar ( Marcos 13.31 );
- Ele disse que o ressuscitaria no ultimo dia (João 6.40);
- Ele disse que tudo que pedíssemos em seu nome seria dado (João 14.14);
- Ele disse que se revelaria a você (João 14.21);
- Ele disse que revelaria o Pai para você (Mateus 11.27);
- Ele disse que voltaria nas nuvens e que todo olho o verá (Marcos 13.27).

Por causa do que Deus é e do que ele já tem feito você pode confiar Nele ainda mais no futuro e não temer, pois ele continuará a te proteger, amar e aperfeiçoar seu maravilhoso plano em sua vida.Você confia Nele? O quanto você confia Nele? O quanto você irá descansar nele? Isto só depende de você.