Tema: Você é ungido de Deus
Texto Áureo: 1 João 2.27

INTRODUÇÃO: Deus te ungiu para que você fosse equipado para toda boa obra, para resistir ao mal, para conhecer a verdade, para pregar a Palavra, para ser capaz de orar e para ter relacionamento com Deus.

Vamos aprofundar um pouco neste assunto.

1. VOCÊ SE CONSIDERA UM CRISTÃO UNGIDO?
a. Talvez você pense que apenas certas pessoas no ministério são ungidas?
b. Talvez você considera que apenas os Profetas do Antigo Testamento e os Apóstolos do Novo foram ungidos e nós não?
c. Não importa o que você tenha ou não tenha pensado sobre a unção de Deus, se você é um cristão, então você recebeu a unção.

2. VOCÊ SABE O É A UNÇÃO? VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA SER UNGIDO?
De acordo com o dicionário Webster, ungir significa esfregar ou untar óleo sobre, colocar óleo sobre em uma cerimônia de consagração. Então ungir alguém ou alguma coisa é aplicar algo, neste caso óleo, em um objeto.

a. Talvez você foi ungido com óleo em um culto de oração, ou quando alguém orou por você para cura.
b. Talvez você tenha ungido alguém.
c. Ou a ideia de unção seja estranha para você.
d. Seja qual for o caso, unção é fundamentada na Bíblia:

2.1 Profetas eram ungidos
- E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás Rei sobre Israel, e Elizeu, filho de Safate, ungirás para ser Profeta em seu lugar. (1 Reis 19.16).

Os sacerdotes eram ungidos - E vestirás Arão das vestes sagradas, e o ungirás, e o santificarás, para que ministre o sacerdócio. (Êxodo 40.13).
Os Reis eram ungidos - Convide Jessé para o sacrifício, e eu te farei saber o que hás de fazer; e ungir-me-ás a quem eu te designar. Então quando o moço Davi chegou, Samuel tomou o vaso de azeite e ungiu no meio de seus irmãos; daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. (1 Samuel 16.3.13).
Os doentes eram ungidos - Eles expulsavam os demônios e muitos doentes eram ungidos e curados. (Marcos 6.13).
a. Os Objetos eram ungidos - Então Moisés trouxe óleo ungido e ungiu o Tabernáculo e tudo o que estava dentro dele, e os consagrou. (Levítico 8.10).

3. PARA QUAL PROPÓSITO ELES ERAM UNGIDOS?
Os Profetas eram ungidos para poderem proclamar a Palavra de Deus.
Os Sacerdotes eram ungidos para serem capacitados para suas responsabilidades na adoração e ao Sacrifício.
Os Reis eram ungidos para poderem governar.
As Pessoas eram ungidos para serem curadas

Os objetos eram ungidos para serem separados para o uso santo.
• Como você pode ver, a unção é um conceito bíblico e tem uma ocorrência comum.
• Como eu disse, a unção ocorre com propósitos: para proclamar, para adorar, para sacrificar, para governar, para curar e para tornar algo pronto para o uso santo.
Na verdade foi por isso que Jesus foi ungido, para cumprir o seu ministério.
• Em Lucas 4.18.19. Jesus usou a passagem de Isaias 61.1.2 quando disse: Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para pregar as boas novas aos pobres. Ele me ungiu para pregar liberdade aos presos e dar visão aos cegos, libertar os oprimidos e para proclamar o ano aceitável do Senhor. Tudo bem, agora você sabe que a unção é bíblica e que ela foi feita por várias razões, e
• que Jesus foi ungido. Você pode perguntar o porquê isso é importante. É importante porque ajuda-nos a entender melhor nossa necessidade da unção.

4. 1ª JOÃO 2.27 DIZ QUE VOCÊ RECEBEU UMA UNÇÃO. VOCÊ FOI UNGIDO, MAS COM O QUE?
Só para ter uma ideia, vamos ao batismo de Jesus em Mateus 3.13.
a. Você já se perguntou por que Jesus foi batizado no Batismo de João?
b. Alguns dizem que foi para se identificar conosco; mas há algo maior do que isso.
c. Outros dizem que foi para nos dar o exemplo; há algo maior do que isso também.
d. Provavelmente a razão principal que Jesus foi batizado foi para começar com o batismo o seu ministério e entrar no sacerdócio de Melquisedeque para que ele se tornasse o Sumo – Sacerdote e ser o Sacrifício Santo.
e. Amos 3.7 – Deus não fará nada sem antes revelar aos seus servos, os Profetas.
f. Êxodo 29.1.4.7 - Para os Sacerdotes ministrarem eles deveriam oferecer sacrifício de sangue, lavar em água, santificar-se e ser ungido com óleo na cabeça.
g. Números 4.3 - conte os filhos de Levi da idade de 30 anos até aos 50 para servirem na tenda da revelação. Jesus começou seu ministério aos 30 anos de idade aproximadamente
h. No batismo de Jesus ele foi ungido com o Espírito Santo que veio na forma de uma pomba. Jesus foi lavado no batismo e foi ungido com o Espírito de Deus. Se Jesus precisou ser ungido você também precisa.

5. JESUS DISSE QUE MANDARIA O ESPÍRITO SANTO PARA NOS ENSINAR TODAS AS COISAS.
a. João 14.26. Mas o consolador, o Espírito Santo, que o Pai mandará, lhes ensinará todas as coisas e vos fará lembrar o que eu tenho dito.
b. 1 João 2.27. e quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine, mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim Nele permanecei.

6. A UNÇÃO QUE VOCÊ RECEBEU, ENTÃO, É O ESPÍRITO SANTO. O QUE ISTO SIGNIFICA?
a. Que você foi ungido para o ministério de Cristo enquanto você viver na terra.
b. Que você foi capacitado e habilitado para cumprir a vontade de Deus.

7. COISAS QUE FOMOS UNGIDOS PARA FAZER:
a. Somos capazes de discernir a verdade (1 João 2.27)Testificar da verdade (1 João 5.6),Somos capazes de orar (Rm. 8.39), Para vivermos uma vida reta e justa (Rm. 8.4), para viver em alegria (Rm 14.17), Para sermos guiados por Deus (Rm 8.9),para viver em esperança (Rm 15.13),para receber dons espirituais (1Cor 12.4), para produzir frutos (Gal. 5.22). Esta unção abra a nossa mente, nos ensina, nos guia, nos convida a orar, nos enche de poder, nos faz ser cristãos mais fortes, mais poderosos. A unção não é para que as pessoas apenas sejam salvas, mas é para que pessoas salvas sejam habitadas e capacitadas, isto é unção.

8. COMO RECEBER A UNÇÃO
O Espírito Santo é recebido através do que Jesus fez na cruz. Jesus disse que mandaria o Espírito Santo. Somente através da cruz temos o perdão dos nossos pecados e o privilegio de recebermos o Espírito Santo, não apenas dentro, mas sobre nós.

CONCLUSÃO
Você foi ungido por Deus. Você foi limpo por Deus e cheio com o Espírito Santo. Ele não está apenas em você, ele está sobre você. Assim como ele veio no dia de Pentecostes sobre os discípulos e os capacitou para o serviço do Reino ele também te capacitou. Espero que com um melhor entendimento do que Deus te deu em Cristo e pelo Espírito Santo, você possa viver melhor para Deus. Possa orar mais, amá-lo mais, confiar mais nele e viver em esperança e cheio de alegria e paz.