Tema: A fé de Pedro e o poder de Jesus
Texto Áureo: Mateus 17:27

Este texto é um dos textos do Novo Testamento que muito me ensinou. Eu vejo neste texto a fé inquestionável de Pedro. Ele recebe uma ordem um tanto estranha, porém não faz questionamentos, simplesmente a obedece.

Baseado nisto eu criei uma definição da fé que considero ser essencial para a caminhada cristã. Fé é confiar em Deus a ponto de obedecer aquilo que Ele fala. Fé é obedecer a sua palavra.

Jesus pede para Pedro ir ao mar e lançar o seu anzol e o primeiro peixe que ele pegasse, ele teria que retirar uma moeda que estava dentro dele. Ao olhar humano parece loucura, mas Pedro simplesmente vai ao mar, lança o anzol, pesca um peixe e o abre e lá estava a moeda que Jesus havia falado.

Além da fé de Pedro, este texto também nos enche de graça, pois nos revela que Jesus sabia que dentro de um mar, onde havia milhares de peixes, havia um que tinha uma moeda dentro do estômago. Isto é fantástico por dois motivos: 

I. Qual a possibilidade de Pedro pescar justamente o peixe que tinha a moeda?

II. Jesus sabia que havia um peixe dentro do mar que tinha engolido uma moeda! 

Se fossemos falar de possibilidades eu diria que seria uma em um milhão. Era praticamente impossível para Pedro pescar o peixe correto. Porém Pedro faz exatamente o que Jesus disse e obtém êxito. Se quisermos vencer na caminhada da fé, temos que aprender a confiar em Deus a ponto de obedecê-lo prontamente, sem reservas. Não podemos nos basear em nossas limitações porque elas não limitam a Deus.

Agora quero chamar a atenção para o ponto dois: Jesus sabia que dentro de um mar, onde havia milhares de peixes, um deles tinha engolido uma moeda. Isto é extremamente excitante e maravilhoso. Ora, se Jesus sabia o que tinha dentro de um peixe, Ele não sabe o que está dentro de você? O que está machucando a sua alma? O que fere o seu coração? Os seus temores mais íntimos? Suas circunstancias adversas? Você é muito mais precioso do que os peixes. Você é filho de Deus. Você é projeto de Deus. Ele te conhece. Ele sabe a sua história. Ele sabe o que esta acontecendo dentro de você. Da mesma forma que ele usou a Pedro para arrancar aquela moeda de dentro daquele peixe, o Espírito Santo vai arrancar aquilo que te sufoca, que te maltrata, que rouba a sua paz e trás angustia.

Acredito que Jesus não fez uma mágica e aquela moeda apareceu dentro do peixe instantaneamente. Eu creio que aquele peixe em algum lugar a engoliu para o propósito de Deus se cumprir e Ele revelar a sua glória. Muitas coisas que acontecem em nossas vidas, nós só as entenderemos depois.

Então querido, receba esta palavra de Deus para o teu coração: se Jesus sabia o que estava dentro de um peixe, Ele sabe o que está dentro de você também. Faça como Pedro, não questione, apenas obedeça e viva o milagre.